Como as redes sociais podem ajudar o seu evento?

 Como as redes sociais podem ajudar o seu evento

 

Redes sociais podem ajudar o seu evento?

Desde o sur
gimento do Orkut no Brasil, por volta de junho de 2004 sendo o segundo colocado atrás apenas dos EUA. Tal foi o crescimento que logo se tornou um sucesso para divulgação de perfis individuais e logo para empresas e patrocínios. Hoje com o advento de outras redes sociais, após o trágico fim do percussor Orkut, pessoas curtem, comentam, compartilham de tudo e a todos, por isso é importante não somente para empresas, mas também para todo tipo de eventos estar dentro das menções das pessoas, desta maneira as redes sociais podem ajudar o seu evento.

Entenda um pouco sobre o que cada rede social faz

O que todo profissional de divulgação deve entender, independentemente do trabalho exercido, é que existem nichos de públicos diferentes e que para cada estratégia há uma rede social que se identifica melhor. Por exemplo, se você quer divulgar um evento corporativo, atenha-se ao Lnkedin ou outras redes sociais do cunho. Por exemplo, caso se trate de um evento para médicos, que tal estar presente na Ology, uma das melhores redes sociais para este tipo de público. Se você quer um evento mais popular como uma peça de teatro ou uma feira de exposição para produtos de adolescentes e crianças, apele para o Facebook, Twitter e porque não, o Youtube, que é onde se concentra maior número deste tipo de público direto e indireto.

Entenda que nem toda rede social tem o mesmo poder de divulgação ou disseminação para o seu evento, seja específico quando isso é pedido. O mesmo se aplica para investimento de anúncios. Segmentar ainda é o melhor custo-benefício.

As redes sociais existem para o bem ou para o mal

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Este ditado no caso de um evento pode ser um desastre… ou não, mas na pior das hipóteses melhor não arriscar. Saiba que se a edição passada do seu evento não foi muito boa, ou de um evento similar foi ruim, você deve gerenciar a crise de maneira bem didática, explicativa, que deve ter como segredo muita paciência. Antecipe-se ao erro. Fale de maneira sutil sobre os acontecimentos, sempre dando lugar às frases na positiva. Lembre-se que o ser humano entende o “Não” como um faça, então utilize esses erros ou possíveis erros ao seu favor.

Nunca deixe de falar com o seu público. Não ignore, não existe pior coisa do que ser ignorado, até no meio virtual. Esclareça as dúvidas de maneira simpática e se coloque sempre à disposição, educação é essencial para o seu negócio. Mostre e nutra seus leads, indicando da melhor maneira possível as alternativas ao seu público. Assim sendo, as redes sempre estarão ao seu favor tanto para o bem e também para o mal.

“Estar” é diferente de “Ser”

Pois é, esta é uma condição crítica. Por quê? Simples, você está, mas não diz nada, não acrescenta nada e pior, não cria relacionamento para seu resultado. Se for assim, nem tente estar na rede social. O essencial é você ser dentro da rede social. Seja um expert no assunto, seja o melhor evento, seja o diferencial naquele momento, seja relevante.

Quando você for criar uma página no seu evento, Seja junto com seu público, crie conteúdo, informe, dê dicas de como as pessoas devem absorver melhor tudo dentro do seu evento. Se o seu evento vai estar dentro desta ou aquela rede social, que seja por inteiro, integral, em destaque e não apenas mais uma data preenchida em um calendário virtual.

Mas afinal, as redes sociais podem ajudar o meu evento?

Em definitiva, sim. Use e abuse de maneira inteligente. Case suas ações de divulgação, de qualquer tipo on ou off e divulgue nas redes sociais. Publique tudo o que for mencionado por outros em outros canais. Mostre ao mundo onde seu evento está e aonde ele pode chegar.
Fale de recomendações, menções, sugestões e críticas que as pessoas façam e use tudo para divulgar seu evento.

Crie relacionamentos e fidelidade, com certeza seu público vai ficar ansioso pelo seu próximo lançamento.

Bom senso é sempre a melhor medida, saiba como aproveitar.

Portanto, aproveite as redes sociais para antes, o durante e o depois. Registre todos os passos e mostre ao público o que você fez com todo seu esforço e seu potencial. Crie empatia, é uma poderosa maneira de atrair mais pessoas e assim ser mais simpático, contando sempre, é claro, com o bom senso na hora de delegar ações e conteúdos dentro destes meios tão importantes para a divulgação dos seus eventos e seus serviços.

Espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas. Aguardo vocês no próximo artigo. Bom evento e muito sucesso!

 

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